Cuidados com a pele no inverno

Cuidados com a pele no inverno

Com o frio e a baixa umidade, é comum nossa pele ficar ressecada, chegando até a descascar em alguns lugares. Para evitar esse desconforto causado nas estações mais frias, separamos algumas dicas simples e que podem ser feitas em casa para você manter-se sempre linda e hidratada até mesmo durante o inverno mais rigoroso!

Para começar, é preciso uma mudança nos nossos hábitos

Como cuidar da pele no inverno

No inverno nada de banho quente e demorado! Por mais que seja difícil sair da água quentinha para enfrentar o gelo do banheiro, é preciso tomar banhos mornos e rápidos para não irritar a camada hidrolipidica (superior) da pele, além de evitar o uso excessivo de buchas e trocar o sabonete para linhas com hidratantes.

Outra mudança extremamente necessária é mandar embora a preguicinha de aplicar cremes hidratantes pelo corpo! Uma dica para não esquecer ou se incomodar com o frio e manter o corpo hidratado todos os dias, é optar por cremes que possam ser aplicados durante o banho, diretamente na pele molhada.

Cuidados com as mãos e pés

Cuidados com as mãos e pés no inverno

Com a correria do dia-a-dia, muitas mulheres optam por carregar na bolsa um creme qualquer para usarem nas mãos e acabam por “esquecer” de seus pés, sempre fechados em botas e sapatos quentes e, quando chega o verão, é aquela correria por hidratações intensas e caríssimas em salões de beleza e estética.

É preciso cuidar de seus pés, fazendo uma hidratação caseira ao menos uma vez por semana para que eles não fiquem ressecados, com a pele grossa e áspera durante a estação – problemas difíceis de serem revertidos no verão.

Pode parecer difícil instaurar esse hábito depois de chegar cansada do trabalho e estar doida para entrar embaixo das cobertas e esquecer do mundo mas com algumas receitas caseiras e práticas é possível manter tanto os pés, quanto as mãos, sempre lisinhos, macios e bem cuidados, quer saber como? Então separe em casa os seguintes ingredientes:

  • 4 Morangos
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de azeite

Em uma tigela, amasse os morangos até adquirir a consistência de um purê; adicione o azeite e o açúcar, misturando até formar uma pasta homogênea. Massageie os pés e as mãos, deixe agir por cerca de 15 minutos e então lave-os normalmente com água morna. Por serem ricos em ácido alfa hidroxi (substâncias naturais com alto poder de penetração na pele) os morangos são ideais para esfoliação e hidratação da pele, sendo usados até mesmo para tratamentos anti-rugas.

Cuidados com joelhos, cotovelos e calcanhares

Cuidados com Joelhos e Calcanhares

Sendo a parte “menos nobre” do nosso corpo, por assim dizer, joelhos, calcanhares e cotovelos são as partes do corpo que mais sofrem com o atrito e são constantemente expostas ao vento, sol, ar seco, banhos quentes por isso, é normal ter essas partes do corpo desidratas e enrugadas.

Para evitar o desgaste desnecessário dessas áreas do corpo damos algumas dicas de como evitar a desidratação e alguns hábitos simples que podem mudar totalmente o seu corpo, praticados durante o banho morninho:

Use cremes hidratantes a base de ureia e ácido salicílico que tem mais facilidade em reter a umidade na pele, misturando-se a água e mantendo a pele hidratada por mais tempo; recomenda-se também que, ao fazer a aplicação do creme, aplique-o em excesso e deixe a pele descansar por 15 minutos envolta em filme plástico para que o creme não se dissipe, depois é só remover o excesso do creme que não foi absorvido. Essa prática pode ser feita durante a higienização antes de dormir: você pode aproveitar o tempo enquanto escova os dentes e os cabelos para hidratar joelhos e cotovelos.

Faça esfoliação no local semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias para retirar células mortas que eventualmente se acumulam nesses locais; durante o banho é possível optar pela aplicação de esfoliantes em gel nos joelhos e cotovelos; não esfregue o produto com força e realize esse tipo de esfoliação até duas vezes por semana para não irritar a pele;

Cuidados com os lábios

Cuidados com os lábios no inverno

Ah os lábios, essa região tão tentadora de se arrancar “pelinhas”, morder, umedecer com a língua e esquecer de proteger, principalmente durante o inverno! Nossos lábios estão em contato direto com o ar gelado e são uma região extremamente sensível e cheia de terminações nervosas, além de serem uma das partes do corpo que mais sofrem nas estações mais geladas e que acabamos descuidando por pura falta de informação.

Primeiramente, precisamos esclarecer que o ato de retirar as pelinhas que descascam dos lábios é, além de errado, um “passe livre” para infecções que variam de pequenos machucadinhos e sangramentos até a herpes labial.

Outro erro terrível que cometemos é lamber excessivamente os lábios para aliviar a sensação de “queimadura” causada pelo ressecamento; a saliva possui um pH levemente ácido – principalmente sem uma dieta e hábitos de higiene bucal adequados – o que pode levar a uma assadura na região da boca.

Uma dica de ouro para manter os lábios hidratados durante o inverno é procurar passar hidratante labial antes de ir dormir e retoca-lo durante o dia; caso não queira passar hidratante por cima do batom, muitos maquiadores recomendam o uso da vaselina para ser aplicada antes do batom, deixando os lábios hidratados, sem “pelinhas” e fixando mais a cor.

Caso seus lábios já estejam ressecados, existem receitas bem simples para que eles possam recuperar sua hidratação natural e você sentir-se linda e protegida do frio como, por exemplo: a) misturar 25ml de água mineral com uma colher (chá) de amido de milho até formar uma pasta homogênea; b) aplicar a pasta nos lábios e deixar agir por cerca de 15 minutos; c) retirar o excesso de pasta com o auxílio de um papel higiênico ou pano umedecido (sem esfregar) e lavar os lábios normalmente.

Com essas dicas esperamos que agora você esteja pronta pra enfrentar o frio sem perder o charme que só uma pele lisinha e suave podem proporcionar a você na rigidez do inverno!

Deixe uma resposta

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>